Marvel, Feira Preta e Museu das Favelas realizam exposição “Marvel – O Poder é Nosso”

A mostra traz releituras de personagens negros da Marvel criadas por artistas pretos, indígenas e LGBTQIAP+

Marvel, Feira Preta e Museu das Favelas realizam exposição “Marvel – O Poder é Nosso”

A criatividade negra ganha um novo palco com a exposição “Marvel – O Poder é Nosso”, fruto da parceria entre a Marvel do Brasil, o Instituto Feira Preta e o Museu das Favelas. A mostra, que abriu suas portas ao público no dia 6 de dezembro, apresenta releituras de personagens negros da Marvel criadas por artistas pretos, indígenas e LGBTQIAP+.

O projeto, que faz parte do Disney Future Storytellers, proporcionou a 60 jovens talentos da indústria criativa a oportunidade de participar do Afrolab Marvel O Poder é Nosso, um programa de capacitação com foco em arte audiovisual. Durante os encontros, os artistas receberam suporte financeiro para desenvolver suas obras, que agora compõem a exposição coletiva.

“Nossa principal missão nesta parceria é promover e valorizar a criatividade negra nas artes. A exposição é o resultado de toda a jornada empreendedora e criativa trabalhada ao longo dos encontros do Afrolab. Isso é uma oportunidade de realizarmos com ele todo o processo, desde o aprendizado de aspectos técnicos e concretos do que significa viver de arte, a criação e escoamento de suas obras,”, afirma Adriana Barbosa, diretora executiva da Feira Preta.

Para Douglas Paiva, um dos artistas participantes, a experiência foi transformadora. “Participar do projeto foi um divisor de águas. Aprendemos que a arte é também um empreendimento”, comenta.

A exposição “Marvel – O Poder é Nosso” marca a segunda edição do projeto no Brasil. Em 2022, a iniciativa já havia dado voz a cinco artistas pretos, cujas obras inspiraram coleções de moda licenciadas.

“Este projeto é muito especial para nós, porque foi totalmente idealizado e executado pelo time de Produtos de Consumo da Disney Brasil. O propósito desse projeto, desde o início, foi dar visibilidade para a potente cultura gerada pela população negra do nosso país”, conclui Mara Ronchi, Head de Disney Consumer Products Brasil.

Fotos: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.