Innova AATB e Brainvest trazem Racing for Change ao Brasil

A ação tem como objetivo estimular a prática do ciclismo e a formação de profissionais em áreas ligadas ao esporte, como mecânica, nutrição e treinamento

A Innova AATB, em parceria com a gestora de patrimônio Brainvest, lança no país o Racing for Change Brasil, iniciativa internacional que combina esporte, educação e transformação social.

O projeto busca incentivar a prática do ciclismo e formar profissionais em áreas relacionadas, como mecânica, nutrição e treinamento esportivo.

Inspirado no Racing for Change Ruanda, criado pela equipe profissional de ciclismo IPT (Premier Tech) — fundada em 2014 e participante do Tour de France —, o programa brasileiro segue o mesmo propósito de gerar oportunidades por meio do esporte.

No país africano, o projeto já beneficiou mais de 120 mil jovens com o centro de ciclismo Field of Dreams, que tem o tetracampeão do Tour de France Chris Froome como embaixador.

No Brasil, o projeto conta com dois grandes nomes do ciclismo nacional, Henrique Avancini e Murilo Fischer, como embaixadores. Estão previstos dois centros de desenvolvimento, chamados Campo dos Sonhos, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo.

Os espaços serão dedicados à formação esportiva e educacional, com foco em inclusão e geração de oportunidades. A meta é captar R$ 2,3 milhões no primeiro ano, com estrutura de governança própria, conselho fiscal e auditoria independente, além de buscar novas marcas parceiras e apoio via Lei de Incentivo ao Esporte.

Um dos diferenciais da versão brasileira é a educação financeira, conduzida pela Brainvest, que visa preparar jovens e famílias para lidar com conquistas e planejar o futuro.

“Queremos que esses valores inspirem os jovens a construir um futuro sustentável, dentro e fora do ciclismo”, afirma Dany Roizman, sócio-fundador da Brainvest.

A Innova AATB, além de parceira estratégica, é responsável pela comunicação e parte comercial do projeto.

Alexandre Carmona, sócio-diretor da Innova AATB

Para Alexandre Carmona, sócio-diretor da agência, a participação desde o início reforça o compromisso da Innova com iniciativas que unem propósito, marcas e experiência.

“Nosso trabalho vai além da visibilidade: buscamos criar conexões duradouras entre pessoas, marcas, atletas e comunidades, ampliando o alcance e a relevância do projeto”, destaca.

O Racing for Change Brasil também incorpora um modelo de economia circular, incentivando a doação e troca de equipamentos esportivos para otimizar recursos.

A proposta é fortalecer o ecossistema do ciclismo nacional, formando atletas e profissionais capacitados para competições já existentes, estimulando o desenvolvimento social e econômico do setor.

Segundo Roizman, a ideia é transformar a forma como filantropia, esporte e investimento social se conectam.

“Este é apenas o começo. Queremos inspirar novas formas de colaboração entre investidores, sociedade civil e esporte, criando um legado de oportunidades para as próximas gerações.”

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis na landing page oficial.

Foto: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.