
Grupo HEINEKEN, Sympla e Livre de Assédio lançam programa de combate ao assédio
Em uma iniciativa pioneira para promover ambientes mais seguros e acolhedores, o Grupo HEINEKEN, a Sympla e a Livre de Assédio anunciam o lançamento do programa “Diversão com Respeito”. Trata-se de um treinamento online abrangente, focado na prevenção e combate ao assédio em bares, eventos e restaurantes de todo o país.

O programa de combate ao assédio é direcionado às brigadas – as equipes que atuam na linha de frente do atendimento – e a todos os profissionais envolvidos no ecossistema de eventos, incluindo agências, donos de estabelecimentos e demais atores do setor. O objetivo central é fortalecer uma cultura de respeito no dinâmico e diverso segmento de food service.
O treinamento, que está disponível na plataforma Sympla Academy e pode ser acessado por até dois anos, abordando temas cruciais como a importância do consentimento, a identificação de condutas discriminatórias e dicas práticas para a atuação em eventos. Todo o conteúdo foi meticulosamente desenvolvido com base na legislação federal e estadual, além de incorporar as melhores práticas observadas em âmbito nacional e internacional. A expertise da Livre de Assédio é fundamental nesta parceria, liderando a criação do conteúdo e as discussões do curso.
“Nossa companhia já possui uma frente de Direitos Humanos que atua diretamente no combate ao assédio em grandes eventos patrocinados por nossas marcas, como o Coala Festival e a Fórmula 1, onde implementamos ações efetivas de prevenção, acolhimento e orientação em 2024. Com o lançamento de ‘Diversão com Respeito’, buscamos não apenas preparar nossas equipes, como as brigadas, mas também incentivar que o público se sinta parte ativa na construção de um ambiente respeitoso.”, afirma Sirley Lima, Vice-Presidente do Jurídico do Grupo HEINEKEN.
A executiva também ressaltou a importância da parceria com especialistas para ampliar a conscientização e promover atitudes de cuidado e enfrentamento.
“A Sympla acredita que a educação transforma. Por isso, se uniu à Livre de Assédio e ao Grupo HEINEKEN em uma iniciativa que passa a integrar o catálogo de cursos do Sympla Academy. A proposta reforça nosso compromisso em apoiar produtores de eventos, casas de shows, bares e restaurantes no enfrentamento e na prevenção ao assédio. Nosso objetivo é contribuir com informação e orientação, fortalecendo o papel da Sympla como parceira estratégica do setor e apoiadora de ações que promovem mais respeito e responsabilidade nesses espaços.”, destaca Ludmilla Fernandes, C-level responsável pelas iniciativas de educação da Sympla.
“Estamos falando da construção de uma rede de apoio às mulheres em ambientes de entretenimento e lazer. Capacitar profissionais, por meio do letramento de uma temática tão importante, vai permitir também a transformação em outros espaços de convivência dessas pessoas. É a ampliação de uma cultura de acolhimento, que tem o poder de romper com modelos tradicionais e contribuir na formação de uma sociedade mais justa e saudável para todos, conversando com as obrigatoriedades das novas leis e aterrissando as boas práticas que as marcas comungam em escala.”, conclui Ana Addobbati, fundadora e CEO da Livre de Assédio.
Ao final do treinamento, os participantes deverão passar por uma avaliação para certificar o entendimento do conteúdo e obter um certificado de aptidão com validade de um ano. A renovação do certificado será anual, garantindo a atualização constante dos profissionais em relação aos protocolos de prevenção e combate ao assédio e à discriminação, bem como às boas práticas para a construção de ambientes mais seguros e respeitosos.
Esta parceria entre o Grupo HEINEKEN, a Sympla e a Livre de Assédio representa um marco importante no esforço para criar espaços de lazer e trabalho mais seguros e respeitosos em todo o Brasil.