Flamengo e Fluminense fazem ação durante o clássico para lançar o Terra Futebol Clube
Em um gesto inédito no futebol brasileiro, Flamengo e Fluminense se uniram durante o clássico no Maracanã, em partida do Brasileirão, para lançar o Terra Futebol Clube, uma iniciativa que visa mobilizar o mundo do esporte na luta contra as mudanças climáticas. A ação, idealizada pela agência ISLA em parceria com a Count Us In, de Londres, e a Onda Solidária, do Brasil, busca conscientizar torcedores, jogadores e a sociedade em geral sobre os impactos das alterações climáticas no planeta e no próprio esporte.
“A missão do Terra F.C. é inspirar e engajar o mundo do futebol na luta contra as mudanças climáticas e, dessa forma, influenciar o mundo político a criar e adotar leis e medidas sistêmicas que combatam efetivamente o maior inimigo que a humanidade já enfrentou”, declara Ricardo John, partner e ECD da ISLA.
“O Terra F.C. é um clube simbólico que nasce com o objetivo real de unir clubes e torcidas contra um adversário principal: as mudanças climáticas, e alertar que se não existe planeta, não existe futebol”, completa Ricardo Calçado, da Onda Solidária.
Ação impactante no Maracanã
Durante o intervalo da partida, realizada em 17 de outubro, e que terminou com a vitória do Fluminense por 2 a 0, crianças entraram em campo vestindo o uniforme do Terra Futebol Clube e utilizando máscaras respiratórias, em uma forte mensagem sobre a importância de combater a poluição do ar e prestar homenagem aos brigadistas que combatem incêndios florestais.
Um vídeo manifesto também foi exibido no telão, convocando os torcedores a deixarem de lado as rivalidades e se unirem em prol do planeta.
Um problema global com impacto local
As mudanças climáticas já afetam diretamente o futebol, com o aumento das temperaturas, a piora da qualidade do ar e a ocorrência de eventos climáticos extremos, como chuvas torrenciais e secas prolongadas. Esses fatores comprometem a performance dos atletas, levam ao cancelamento de jogos e causam danos aos estádios.
O futebol como agente de transformação
O Terra Futebol Clube busca mobilizar a indústria do futebol, que é responsável por uma enorme quantidade de emissões de carbono anualmente. Ao unir clubes e torcidas em torno de um objetivo comum, a iniciativa pretende pressionar governos e empresas a adotarem medidas mais efetivas para combater as mudanças climáticas.
Um movimento em expansão
Além do futebol carioca, o projeto já conta com a adesão de outros grandes clubes brasileiros e tem como objetivo se expandir para outros países. A iniciativa também estará presente em importantes eventos internacionais, como o Youth20, o G20 e a COP30, para fortalecer o debate sobre as mudanças climáticas e mobilizar a sociedade civil.
Para mais informações, acesse o perfil do Terra F.C. no Instagram.
Fotos: Divulgação