Celio Ashcar Jr.: Grandes nomes do Live Marketing
O site Live Marketing Magazine inicia em 2023 a série “Os Grandes Nomes do Live Marketing”, destacando os principais donos de agências e executivos de primeira linha do setor da comunicação e marketing que mais cresce no Brasil.
Além do perfil e trajetória, os homenageados apresentam sua visão sobre o mercado em depoimento exclusivo.
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O agraciado com o Prêmio Megafone de Ouro como Empresário do Ano na primeira edição do Prêmio Live é um conhecido veterano no mercado. Assim, ele é endossado pelos movimentos que têm promovido nos últimos anos. Eles são caracterizados em favor das agências e profissionais dedicados ao desenvolvimento de estratégias e ações de experiência de marca e Live Marketing para grandes empresas, seu nome é amplamente reconhecido.
Sobre o Celio Ashcar Jr.
Celio Ashcar Jr., sócio da Aktuellmix, apesar de sua agenda frenética à frente da Aktuell Performma, uma agência de comunicação com mais de duas décadas no campo da experiência de marca, com ativações realizadas em todo o território brasileiro, conseguiu encontrar tempo para defender sua classe e os valores que considera fundamentais.
Com graduação em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e uma extensão em Propaganda e Marketing pela ESPM, ele deu início à sua carreira no Marketing Promocional em 1994, incorporando o conceito de Experiência de Marca em todos os projetos em que esteve envolvido.
Ele também adquiriu muita experiência durante sua passagem na Rede Globo como Coordenador de Eventos e Promoções, sendo responsável por grandes projetos como “O Clone”, “Criança Esperança”, “A Casa das Sete Mulheres” e muitos outros.
Novo cargo
Nos últimos anos, ele assumiu o cargo de Presidente do Conselho da Ampro, uma associação que reúne empresas do setor de Live Marketing, desempenhando um papel decisivo na valorização dessa atividade no cenário da comunicação brasileira.
Dessa forma, essa dedicação teve um impacto duradouro, levando-o a integrar júris de alguns dos mais prestigiados prêmios e festivais do mundo, incluindo o Effie Awards, El Ojo, Colunistas e FIP, entre outros.
Em 2017, ele atuou então como jurado na categoria Promoção & Ativação no Cannes Lions, o principal festival de comunicação do mundo, realizado na França.
Nesse mesmo ano, a Aktuellmix conquistou o Leão de Prata com sua campanha “Abra a Boca e Coma o Site – #eaternet” para a Hershey’s.
Ao longo de sua carreira, Celio Ashcar Jr. recebeu diversos prêmios profissionais. São alguns deles: “Profissional de Marketing do Ano no Prêmio Colunistas Brasil” (2008), “Agência do Ano no Prêmio Colunistas São Paulo” (2008), “Agência do Ano no Prêmio Colunistas Brasil” (2009). Além disso, foi indicado como “Melhor Profissional de Comunicação no Prêmio Caboré” (2013 e 2016). Elegeu-se como um dos “10 Executivos de Comunicação mais Importantes da Década pela Promoview” (2016). No mesmo ano, ingressou no “Hall da Fama do Marketing Brasileiro” pela Abramark (Associação Brasileira de Marketing).
Além do Live Marketing
Para além da área de marketing, o empresário se arriscou no universo da literatura. Ele publicou seu primeiro romance O jornaleiro da guerra, que aborda a Segunda Guerra Mundial. Trata-se então de uma autopublicação e está disponível na plataforma da Amazon.
Um outro lado do empresário é o seu compromisso com as questões sociais.
Nesse sentido, Celio Ashcar Jr., junto com a Gerando Falcões e Vozes da Periferia, inaugurou um centro. Lá oferece-se, então, cursos profissionalizantes aos moradores da comunidade Vila Prudente. Além disso, contempla atividades e oficias voltadas para o esporte e cultura. O local chama-se Centro de Transformação Jacyra Chequer Ashcar e leva o nome da avó de Celio.
Entrevista com Celio Ashcar Jr.
A redação da Live Marketing Magazine conversou pelo whatsapp com Celio, que respondeu questões relevantes para o atual momento do mercado:
Qual é a sua visão sobre o atual mercado de live marketing?
O mercado de live marketing está em constante evolução e ampliação de escopo. Somos o único mercado capaz de criar estratégias de comunicação que estabelecem um diálogo direto e autêntico entre marcas e seus públicos-alvo, independentemente do canal de contato, seja online ou offline. Através de nossas ativações, conseguimos criar conexões significativas que nos abastecem de informações e dados que nos ajudam a criar experiências únicas e memoráveis. A verdadeira comunicação constrói-se com o mensageiro e com o receptor. E isso só o live marketing pode fazer.
No entanto, ainda somos um mercado pouco respeitado pelas marcas e desunido entre as agências. E isso nos traz vários problemas como excesso de concorrências job a job e extensos prazos de pagamentos, o que torna o nosso mercado insustentável e menos desenvolvido.
Quais são os caminhos para o desenvolvimento do mercado na sua concepção?
Eu acredito muito na força da mobilização e união em nosso setor. Desde 2016, faço parte do board da Ampro, onde venho trabalhado para conscientizar todos os envolvidos sobre a importância de construir um mercado mais sustentável, respeitoso e desenvolvido. Temos que regularizar as concorrências, não podemos continuar sem critérios e nos matando entre si. É algo que nos destrói emocionalmente e financeiramente.