CBF e Fundação Dorina Nowill para Cegos fazem ação inclusiva no jogo entre Palmeiras e Bahia

A campanha “Pega Essa Visão” se destaca no futebol brasileiro com a participação de crianças cegas e com baixa visão, com idades entre 5 e 12 anos, que entrarão em campo ao lado dos atletas

O Allianz Parque se prepara para um momento emocionante e de grande significado social no dia 27 de abril, às 18h30, durante a partida válida pelo Brasileirão que colocará frente a frente Palmeiras e Bahia. O jogo será palco de uma importante ação inclusiva promovida pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A iniciativa integra as atividades do Abril Marrom, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção à cegueira no Brasil.

A campanha “Pega Essa Visão” traz ao centro do gramado crianças cegas e com baixa visão, com idades entre 5 e 12 anos, assistidas pela Fundação Dorina Nowill. Elas terão a oportunidade única de entrar em campo ao lado dos jogadores, vestindo coletes amarelos que simbolizam a campanha. Para garantir uma experiência completa e acessível, a Fundação Dorina Nowill oferecerá recursos de audiodescrição durante toda a partida, permitindo que os torcedores com deficiência visual vivenciem a emoção do jogo de forma plena.

Além da entrada especial das crianças, a ação inclusiva no Allianz Parque também inclui a veiculação de mensagens impactantes nos painéis de LED do estádio, reforçando a importância dos cuidados com a saúde ocular. A ação visa alertar a população para dados preocupantes divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam que entre 60% e 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados com prevenção e tratamento adequados. Atualmente, mais de 250 milhões de pessoas no mundo convivem com alguma forma de deficiência visual, sendo 36 milhões totalmente cegas.

“A CBF mais uma vez cumpre seu papel a favor da transformação social, participando ativamente de ações inclusivas que deem oportunidades a todos, sem distinção. A entidade tem trabalhado sistematicamente com iniciativas que fazem do futebol uma ferramenta de combate a todo tipo de preconceito em prol de uma sociedade mais justa. Assim abrindo espaço à visibilidade de grupos segmentados que infelizmente ainda vivem à margem, excluídos e vítimas de discriminações”, destacou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

“Levar a mensagem de inclusão e prevenção à cegueira para um estádio como o Allianz Parque, durante um jogo de grande visibilidade, é uma oportunidade poderosa de usar o esporte como ferramenta de conscientização. Quando crianças cegas e com baixa visão entram em campo ao lado dos atletas, estamos mostrando a milhões de pessoas que a deficiência visual não é uma barreira para se viver com autonomia, emoção e pertencimento. E isso se torna ainda mais completo com a audiodescrição, que garante uma experiência acessível, envolvente e inclusiva para todos os torcedores com deficiência visual. Essa é a missão da Fundação Dorina: alertar para a importância da prevenção e promover a acessibilidade real”., completa Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A ação inclusiva conjunta entre a Fundação Dorina Nowill e a CBF no Allianz Parque promete ser um marco na promoção da inclusão e da conscientização sobre a prevenção à cegueira no Brasil, utilizando a força do futebol para disseminar uma mensagem de igualdade e cuidado com a saúde ocular.

Foto: Divulgação

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