Brastemp faz evento para destacar programa de logística reversa gratuito para eletroeletrônicos
A Brastemp, marca da Whirlpool, deu mais um passo importante em direção à sustentabilidade com o lançamento do programa “Por Outro Mundo”, um sistema de logística reversa gratuito criado em 2023 para eletroeletrônicos de qualquer marca e modelo. Para trazer mais visibilidade à iniciativa, a marca realizou um evento exclusivo no dia 3 de dezembro para jornalistas e influenciadores na Cozinha Brastemp, em São Paulo, e contou com a participação de especialistas em sustentabilidade e comportamento do consumidor.
Um compromisso com o futuro
O evento, mediado pela jornalista Rosana Jatobá, especialista em sustentabilidade, proporcionou um espaço para destacar o programa de logística reversa, discutindo a importância do descarte correto de eletroeletrônicos e as mudanças de comportamento do consumidor em relação à sustentabilidade.
O encontro ainda contou com a presença de Michel Alcoforado, antropólogo e especialista em comportamento e tendência de consumo no Brasil e executivos da Whirlpool, como Gustavo Ambar, Presidente da Whirlpool no Brasil; Douglas Reis, diretor Jurídico, de Assuntos Regulatórios e ESG da Whirlpool para a América Latina; e Bertha Fernandes, Diretora de Marcas e Comunicação da Whirlpool.
“A agenda faz parte de várias iniciativas da companhia, que atua na pauta ESG há mais de 60 anos, para aumentar a conscientização dos consumidores sobre sustentabilidade e circularidade. Além do Sistema de Logística Reversa, a Whirlpool se compromete com outras ações, como atingir a meta global de Net Zero até 2030, gerenciando resíduos industriais, reutilizando cerca de 98% da água nas plantas no Brasil e desenvolvemos o uso de resinas recicladas em duas de nossas plantas já, Rio Claro e Joinville”, disse Gustavo Ambar, Presidente da Whirlpool no Brasil.
Como funciona o programa
Para participar do programa de logística reversa, basta acessar o site da Brastemp e agendar a coleta. Eletrodomésticos de grande porte têm coleta domiciliar gratuita, enquanto os menores podem ser entregues em um dos mais de 15 mil pontos de coleta espalhados pelo país.
Conscientização e mudança de comportamento
O antropólogo Michel Alcoforado apresentou um estudo sobre as tendências de consumo no Brasil e destacou a importância da conscientização para a mudança de hábitos.
De acordo com as informações apresentadas por ele, os Baby Boomers tinham como principais preocupações a economia e a eficiência, enquanto para a Geração X, o consumo estava ligado à formação de identidade, com a sustentabilidade vista mais como um símbolo de status, embora ainda fosse algo caro e de difícil acesso. Por outro lado, a Geração Y (Millennials) busca um propósito e exige das marcas transparência e compromisso com o futuro do planeta, incorporando a sustentabilidade à sua identidade.
Michel também destaca que a Geração Z é a mais consciente e exigente em relação à sustentabilidade, considerando-a uma exigência básica das empresas. Além disso, essa geração espera ações concretas, priorizando a transparência e a inovação responsável, ao mesmo tempo em que compartilha a responsabilidade com governos e corporações. De maneira geral, as novas gerações buscam um consumo mais consciente e sustentável, refletindo valores de responsabilidade ambiental em suas escolhas, e o sistema de logística reversa incentiva esses consumidores a adotar novos hábitos.
Resultados expressivos
O programa de logística reversa “Por Outro Mundo” já demonstra resultados expressivos. Mais de cinquenta mil toneladas de produtos eletroeletrônicos já passaram pelo sistema de logística reversa da marca e tiveram a destinação ambiental adequada.
Um futuro mais sustentável
A Brastemp acredita que a sustentabilidade é um caminho sem volta e que as empresas precisam ser protagonistas nessa transformação. Com o lançamento do programa de logística reversa “Por Outro Mundo”, a marca reforça seu compromisso com um futuro mais sustentável e convida todos a participarem dessa jornada.