Boticário promove ativações de São João
O Boticário, estará presente em ações de live marketing em todos os estados nordestinos para compartilhar esta data tão importante para a região. Em Caruaru, uma sanfona de quatro metros de altura reúne gamificação, experimentação de produtos, conteúdo interativo, musical e compras em loja temática. Assim, o formato traz todo o simbolismo da música nordestina, localizada na estação de trem,
Já em Campina Grande, a marca levará uma de suas Lojas Sustentáveis. Dessa forma, o grande diferencial do ponto de venda é o reaproveitamento de de plástico reciclável. Além disso, conta com baixo consumo de água no processo fabril, toda decorada para a data.
Se aprochegue São João
Com a chegada da época mais esperada do ano pelos nordestinos, várias cidades e seus moradores dão início aos preparativos para a festança. Sabendo da relevância da data para a região, o Boticário lança campanha especial para celebrar o povo nordestino e a cultura local. A música já tradicional da marca nas campanhas dessa época do ano, “Se aprochegue São João”, ganha gravação e videoclipe inéditos e exclusivos. Dessa forma, a música é na voz do cantor pernambucano João Gomes em parceria com a Banda de Pífanos de Caruaru. Além disso, conta com lançamento nas redes sociais e divulgação em TV aberta para a população nordestina.
Este ano, “Se aprochegue São João” é interpretada por dois nomes de diferentes gerações que conectam a tradição do São João nordestino. Assim, representado pela Banda de Pífanos de Caruaru, à modernidade de João Gomes. Com 99 anos de história, fundada em Alagoas, a Banda de Pífanos é um dos grupos mais antigos em atividade do Brasil. Inclusive, já até conquistou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras, em 2004.
João Gomes
Já João Gomes, com 20 anos, alcançou o topo das paradas brasileiras, sendo o primeiro cantor de piseiro a se apresentar no Rock in Rio. Assim, os artistas comemoram esse momento junto com o Boticário, unindo gerações e misturando o pifeiro com o piseiro em uma versão atualizada do hino de São João do Boticário.
João Gomes diz que estar com o Boticário nessa festa é especial. Além disso, reforça a importância de honrar a cultura que veio antes dele e deu origem a tudo. “Essas foram as pessoas mais importantes, as que deixaram os caminhos abertos para nós, jovens artistas nordestinos. Nos meus shows, eu canto umas três músicas de Alceu Valença, por exemplo, no futuro pode ser que alguém cante uma música minha, porque isso pode agregar no trabalho de outra pessoa e é assim que fazemos com a cultura vá além do seu tempo”, acrescenta.
José Biano
Já José Biano, filho de Sebastião Biano, um dos membros da formação original da Banda de Pífanos, essa é uma oportunidade única para mostrar o quanto a música popular brasileira ainda está viva e forte. “É bastante sofisticado pensarmos nesse casamento da tradição com a modernidade, o quanto esse movimento revela a efervescência da música nordestina. Conhecer e dividir essa experiência com os novos cantores é perceber que o piseiro e pifeiro não vai morrer, tem gente boa olhando e valorizando a nossa história. Quando os dois ritmos se encontram, é uma explosão de São João”, completa.
A visão do O Boticário
Para Jacqueline Tobaru, diretora de Marketing Regional do Boticário, esta é a oportunidade ideal para a marca se “aprochegar” aos seus consumidores. “Em 2023, trazemos em destaque um elemento universal de São João, a música, unindo a interpretação tradicional à moderna, em uma versão especial de ‘Se aprochegue São João’. Por meio de ações como esta, especiais para o nordeste, a marca solidifica, ainda mais, a sua conexão com os consumidores da região”, afirma a executiva, lembrando que a música estará acessível nos perfis da marca nas redes sociais e na plataforma Sua Música, reconhecida por dar visibilidade a artistas nordestinos.
Desde 2017, o Boticário realiza campanhas especiais para o período de festas juninas com o objetivo de homenagear os nordestinos, sua cultura, reconhecendo a importância da data e estabelecendo um pilar de conexão com o Nordeste.
A canção de São João já foi interpretada por Dorgival Dantas, Solange Almeida, Elba Ramalho e Matheus Fernandes e ganha seu primeiro videoclipe com João Gomes e a Banda de Pífanos. Durante a pandemia, sem as comemorações presenciais, o Boticário promoveu live com Gil do Vigor e Solange Almeida que trouxe uma ação social para apoiar profissionais nordestinos envolvidos na festividade que tiveram cerca de 40% da renda comprometida pelo período de isolamento.
Fotos: Divulgação