Blockchain.RIO 2024 termina com sucesso e mais de 14 mil pessoas

Cerca de 700 empresas de diversos segmentos estiveram presentes no encontro, que ainda reuniu 300 palestrantes e líderes do mercado, especialistas e os principais nomes de instituições financeiras e de tecnologia no Brasil e no mundo
Blockchain.RIO 2024 termina com sucesso e mais de 14 mil pessoas

Após três dias de intensa programação, o Blockchain.RIO concluiu sua edição de 2024 no dia 25 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, que aconteceu em quatro locais distintos, reuniu mais de 14 mil participantes e contou com uma vasta programação que incluiu mais de 200 painéis e mais de 300 palestrantes.

A edição de 2024 do Blockchain.RIO teve o patrocínio da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, OKX, Ripple, XDC Network, Solana, Coinmarketcap, Binance, Inter, Eletrobrás, Cardano, Polkadot, VeChain e outras 60 empresas, demonstrando a relevância e o alcance do evento no cenário global de blockchain e finanças digitais.

Os quatro eventos principais do Blockchain.RIO foram: o Refi Summit, realizado na PUC Rio; o Blockchain Leaders, na Casa Camolese; o Blockchain.RIO no Expomag; e a festa de encerramento no Bosque Bar. A diversidade de locais e atividades atraiu um público variado, incluindo profissionais do mercado de blockchain, finanças digitais e representantes das principais instituições financeiras e de tecnologia do Brasil e do mundo.

Personalidades e Líderes do Setor

O Blockchain.RIO contou com a participação de diversas autoridades e personalidades renomadas no universo blockchain, incluindo Charles Hoskinson, cofundador do Ethereum e fundador da Cardano; Serguei Nazarov, criador da Chainlink; Guilherme Nazar, VP LATAM da Binance; Daniela Barbosa, General Manager da Hyperledger Foundation; e João Aragão Pereira, Sr. Technology and Innovation Specialist da Microsoft.

Outros destaques incluíram André Gaigher, CCO do Grupo Flow; o ex-jogador Diego Lugano; Charles do Bronx, convidado da VeChain; e Zack Brow, Diretor Executivo da McLaren, convidado da OKX.

Mais de 14 mil pessoas passaram pelo evento e cerca de 700 empresas de diversos segmentos estiveram presentes. Encontro ainda reuniu 300 palestrantes e líderes do mercado, especialistas e os principais nomes de instituições financeiras e de tecnologia no Brasil e no mundo

Impactos e Discussões sobre Tokenização

Durante os três dias do Blockchain.RIO, os participantes tiveram a oportunidade de discutir as últimas tendências e os impactos da tokenização em diversos setores da economia. Além disso, o evento contou com a presença de representantes de 700 empresas, consolidando o Blockchain.RIO como um ponto de encontro crucial para a discussão sobre o futuro das finanças digitais e da tecnologia blockchain.

“Esse foi o melhor e maior evento que realizamos. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, abriu o evento apresentando o DREX como uma plataforma de liquidação de ativos tokenizados. Para fechar, Charles Hoskinson, founder da Cardano, co-founder do Ethereum, um dos três maiores nomes globais dessa tecnologia no Blockchain.RIO, demonstrou o crescimento e a representatividade do evento, além do crescimento da adoção dessa tecnologia”, destacou Francisco Carvalho, CEO do Blockchain.RIO

PIX e DREX

Charles Hoskinson manifestou seu apoio às moedas digitais durante sua participação no Blockchain.RIO, destacando o DREX, em desenvolvimento pelo Banco Central do Brasil. Contudo, Hoskinson também alertou sobre os perigos potenciais das CBDCs (moedas digitais de banco central), especialmente quando desenvolvidas em redes permissionadas como o DREX, que podem oferecer riscos ao cidadão e à economia.

Amazon Tech House: Inclusão e Capacitação Indígena

Outro destaque do Blockchain.RIO foi a participação de Uraan Anderson Suruí, cacique da Aldeia Gamir e vice-cacique geral do povo Paiter-Suruí. Suruí destacou a importância da tecnologia blockchain para registrar a cultura indígena e rastrear a origem dos produtos da floresta. Ele também é responsável pela Amazon Tech House, a primeira tech house indígena do Brasil, que visa capacitar comunidades indígenas da Amazônia, oferecendo um espaço para aprendizado e inclusão digital.

Mais de 14 mil pessoas passaram pelo evento e cerca de 700 empresas de diversos segmentos estiveram presentes. Encontro ainda reuniu 300 palestrantes e líderes do mercado, especialistas e os principais nomes de instituições financeiras e de tecnologia no Brasil e no mundo

“A missão da Amazon Tech House é a de promover a inclusão social e a transformação por meio da alfabetização digital e capacitação em tecnologias web3. Esse é um projeto futurista e humanista acima de tudo, que simboliza uma ponte para novas oportunidades, unindo nossas aldeias e preservando nossa cultura por meio da inovação e do conhecimento coletivo”, afirmou Suruí.

Inovações e Parcerias Anunciadas

O Grupo Flow, conhecido por seus populares podcasts, anunciou durante o Blockchain.RIO o desenvolvimento de sua própria rede blockchain, a Flow Chain, em parceria com a Tanssi. O lançamento está previsto para o final do ano e faz parte de uma estratégia para atingir novas audiências e garantir uma infraestrutura robusta e escalável.

Além disso, a Olecoin lançou o jogo “Olefoot” na blockchain Chiliz, com a presença do ex-jogador Diego Lugano, que atua como embaixador e sócio do projeto.

Perspectivas para 2025

Thalles Aguiar, COO do Blockchain.RIO, fez um balanço positivo da edição de 2024 e compartilhou planos ambiciosos para a próxima edição.

“Para o próximo ano, a ideia é tornar o evento cada vez maior. Essa edição recebeu mais de 14 mil pessoas e a expectativa é aumentar em 50% esse número em 2025. Além disso, mais de 80 patrocinadores e 700 empresas estiveram presentes no local. Esperamos para o próximo ano impulsionar esse ecossistema revolucionando a tecnologia blockchain, mantendo nomes de peso do mercado, como foi a presença do presidente do Banco Central”, concluiu Aguiar.

Fotos: Divulgação

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.