O bem-estar no setor de eventos e conferências

Através de uma pesquisa, sabe-se que grande parte dos consumidores dos EUA prioriza o bem-estar em sua rotina, assim, de que forma isso afeta o setor de eventos?
O bem-estar no setor de eventos e conferências

No cenário norte-americano, de acordo com uma nova pesquisa de 2024, os Estados Unidos tem $480 bilhões do $1,8 trilhão que é o mercado global de bem-estar. Além disso, o país irá crescer com uma taxa de 5% a 10% ao ano. Um outro lado da pesquisa, demonstra ainda que 82% dos consumidores dos EUA, dominados por millennials e da Geração Z, agora consideram o bem-estar uma prioridade cotidiana.

Por isso, podemos esperar um crescimento elevado do tema no setor de conferências e feiras visando atender à demanda do consumidor. Assim, profissionais do bem-estar, que trabalham na área de eventos, deram a sua opinião sobre de que forma irão impactar o setor as tendências em tecnologias de bem-estar, terapias holísticas e sustentabilidade.

Tecnologias sem contato

Após a pandemia, as tecnologias que viabilizam o “não contato” tiveram uma alta. Assim, quando se fala de bem-estar, há o Carillon Miami Wellness Resort que adota a tendência. O local oferece, então, esse tipo de tecnologia em seu serviço de retiro à beira-mar, além de na experiência em férias. A estratégia engloba, dessa forma, a utilização da vibração, luz, som e aroma.

“A introdução de cinco a sete tecnologias de bem-estar sem contato em exposições tem se mostrado uma adição refrescante para os participantes, proporcionando um momento de descanso em meio aos dias frequentemente agitados de conferência”, compartilha Tammy Pahel, vice-presidente de operações de spa e bem-estar do Carillon Miami Wellness Resort.

Terapia sonora

Para a agência boutique Plant Media Project, dedicada ao marketing, educação e defesa de plantas, o segredo é a música. De acordo com Gina Vensel, co-fundadora da agência, é a música que oferece suporte abrangente para a cura mente-corpo, objetivo comum quando se fala em bem-estar.

“A integração da meditação musical em eventos permite que os convidados relaxem da energia muitas vezes superestimulante que ocorre em conferências e exposições”, diz ela. “Incluir um espaço para terapia sonora na exposição oferece uma fuga das grandes multidões, permitindo que os convidados relaxem e recarreguem, demonstrando também o poder da terapia sonora em um ambiente intencional.”

Além das terapias sonoras mais tradicionais, Vensel aposta na fusão de paisagens sonoras baseadas em IA. Assim, o intuito é levar as terapias sonoras em eventos e conferências a alturas ainda maiores.

Coleta de dados

Considerando tudo o que foi exposto ao longo deste artigo, não é surpreendente uma alta nos esforços de coleta de informações baseadas em dados que abordam a categoria de bem-estar proativo em eventos e conferências neste ano.

“Mais testes e personalização serão apresentados, desde exames cerebrais até exames corporais e monitoramento de níveis de sono, padrões de sono e níveis de glicose”, compartilha Jewel Zimmer, treinadora certificada de saúde cerebral e co-fundadora da empresa de suplementos à base de plantas Juna.

Agora, espera-se que essa coleta de dados esteja mais presente do que nunca. Por exemplo, empresas buscando utilizar aplicativos, tecnologia vestível, testes e exames que forneçam aos consumidores métricas reais para uma tomada de decisão mais acessível. No final das contas, isso não é apenas uma estratégia de marketing para minerar dados em eventos, mas ajuda empresas como a Juna a prever as necessidades do consumidor antes que lesões, doenças ou preocupações com a saúde se tornem um problema.

“Esses dados personalizados ajudarão as empresas a levar seus consumidores a uma jornada e capacitá-los a serem mais proativos em seu próprio bem-estar com suplementos, cura de traumas e conexões entre o intestino e o cérebro.”

O bem-estar do palestrante de conferências

Para os bastidores, já existem algumas estratégias para elevar o bem-estar mental de um palestrante. Assim, são exemplos clássicos: transporte de luxo, caixas de presentes selecionadas, amenidades de viagem e guloseimas gourmet. O intuito desse esforço é elevar, então, o desempenho do participante.

Lou Rod, CEO e fundador da agência de talentos e experiências go MLR, afirma que isso não é apenas uma moda passageira; é uma resposta à evolução do cenário de eventos.

“Profissionais de eventos em diversas indústrias estão percebendo a importância do bem-estar abrangente do palestrante”, compartilha Rod. “Sejam conferências corporativas, reuniões globais de vendas ou festivais, a demanda por palestrantes e líderes de pensamento que não apenas entreguem conteúdo cativante, mas também irradiem confiança e autenticidade, está em ascensão.”

A equipe de Rod vai além de oferecer apenas cabelo e maquiagem profissionais. Ele colabora, assim, com provedores inovadores de serviços de bem-estar. A BreathNote, por exemplo, fornece respiração sincronizada com música como componente de relaxamento. O objetivo é a redução do estresse do participante antes de uma grande plateia ou um painel de discussão.

“Nossa estratégia de intensificar todos os sentidos garante que os palestrantes estejam preparados para o sucesso em qualquer cenário de evento”, explica Rod. “Trata-se de criar uma experiência que vá além do palco.” A agência de talentos e experiências go MLR está trabalhando arduamente para garantir o bem-estar do palestrante de conferências antes de uma grande palestra ou painel. 

A alimentação em centros de convenção

O Miami Beach Convention Center (MBCC) concentra-se fortemente em oferecer alimentos limpos e saudáveis. Por isso, o centro lançou um projeto chamado Herb & Garden no restaurante e espaço de eventos Rum Room and Venu no local. Ação, gerenciado pelo parceiro de hospitalidade do MBCC, o Sodexo Live!, aconteceu em 2023.

“Minha paixão está em proporcionar aos nossos convidados não apenas refeições, mas uma experiência de jantar holística centrada na saúde e no bem-estar”, compartilha o chef executivo Ismael LaSalle. “Nesta temporada, nosso projeto Herb & Garden é a pedra angular dessa filosofia, incorporando nossa abordagem ‘Ciclo da Vida’ — desde a compostagem de sobras de alimentos de eventos em larga escala até alimentar o jardim com o composto, e depois fornecer produtos frescos, orgânicos e saudáveis que nossos convidados podem desfrutar.”

O jardim, plantado há quase um ano, agora está florescendo com uma abundância de produtos. Assim, é algo que eleva os pratos internos do MBCC a um novo patamar de alimentação saudável.

“Focamos no processo de crescimento natural, garantindo que cada erva e vegetal seja nutrido ao máximo de seu potencial. Isso significa que nossos clientes desfrutam de refeições que não são apenas deliciosas, mas repletas de nutrientes e da bondade da natureza”, diz ele. “Cada prato que servimos é um testemunho de nosso compromisso com a saúde e o bem-estar, oferecendo aos nossos convidados uma experiência genuína de da horta para a mesa que é tão benéfica para o corpo quanto para o paladar.”.

LaSalle espera que seus esforços de reciclagem e sua habilidade com plantas tenham uma influência positiva na cena de eventos em Miami e em centros de convenções em todo o país.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.