Marca faz homenagem ao aniversário do rei com evento assinado pela Atenas.Ag, durante dois finais de semana, com comidas típicas, música, shows e cerveja.
Manuela Lavinas
26 abril 2024
A Amstel é uma cerveja feita com malte e levedura da Holanda e parte do Grupo HEINEKEN. Assim, a marca vai ocupar a área do Rio Pinheiros para organizar a 1ª edição do Amstel Espírito de Amsterdã.
Este evento chega à cidade com o propósito de honrar e comemorar os laços entre São Paulo e a capital holandesa. Dessa forma, a ação destaca valores como diversidade, liberdade, música eletrônica, e a paixão pelo futebol. Tudo isso, especialmente durante o Kings Day, uma espécie de carnaval holandês. O evento em São Paulo acontece então nos dias 27 e 28 de abril, e 4 e 5 de maio, com entrada gratuita.
O King’s Day (Dia do Rei) acontece no final de abril, todo dia 27, mas a atmosfera festiva permeia todo o mês. É uma celebração com uma jornada não linear, convidando o público a celebrar a chegada da primavera na Holanda. Assim, comemora-se com uma série de eventos culturais, ocupando os canais e rios da cidade com festas ao ar livre e muitas tulipas. Tudo isso é marcado pela cor laranja, um dos principais símbolos do país.
Liberdade e Amstel
O espírito de liberdade de Amsterdam é representado em um lugar que encoraja as pessoas a expressarem sua verdadeira essência. Isso se alinha com a campanha I AMSTEL – O Sabor Incomparável de Sermos Nós Mesmos. Trata-se então de uma ação que destaca a autenticidade e a liberdade, incentivando as pessoas a serem quem são, sem rótulos ou máscaras. Sendo assim, capazes de se revelar em ambientes autênticos, cercados por amigos queridos e nos locais favoritos que proporcionam segurança.
“A Amstel é uma marca holandesa que vem ganhando cada vez mais relevância em nosso mercado, por isso é justo transportar toda a energia e o espírito de liberdade de Amsterdã para uma cidade tão cosmopolita como São Paulo. Vamos mostrar aos consumidores tudo o que há em comum entre as duas culturas e, claro, destacar os aspectos que diferenciam Amstel das outras marcas do mercado: sua origem, seus ingredientes e sua autenticidade. Por isso, acreditamos muito no potencial deste projeto, que é inovador e único, características que permeiam todas as ações feitas pela marca”, disse Cecília Alexandre, Diretora de Marketing de Mainstream e Economy do Grupo HEINEKEN no Brasil.
Através dessa ação, Amstel estabelece uma ligação direta entre Amsterdã e São Paulo. Um exemplo disso será a experiência “on board”. Assim, a experiência remete aos barcos repletos de foliões que lotam os famosos canais de Amsterdam durante o King’s Day.
A ação de live marketing cria uma conexão entre São Paulo e Amsterdã. Isso porque os habitantes da cidade poderão vivenciar esse momento por meio de um passeio de balsa pelo Rio Pinheiros. A embarcação partirá da Ponte Jaguaré e seguirá até a Ponte Cidade Universitária. A balsa conta com capacidade para 100 pessoas, além de um Bar Amstel e atrações musicais e performances.
Acesso e local
A retirada dos ingressos pode ser através do site da Amstel. Além disso, é lá aonde constam informações sobre a programação, datas, atrações, line-up, quantidade de ingressos, entre outros detalhes.
Ao clicar em “resgatar”, o usuário será redirecionado para a plataforma da Sympla, onde poderá adquirir sua entrada a partir de 22 de abril.
A liberação dos ingressos será em duas etapas. Sendo uma em 22 de abril, para o primeiro final de semana do evento, e a outra em 29 de abril, para o segundo final de semana. Os ingressos serão disponibilizados apenas em pares, não havendo opção para convites individuais.
Uma experiência visual e sonora
O Festival Amstel Espírito de Amsterdam terá capacidade para receber 1.000 pessoas por dia. Toda a organização do evento é pela ATENAS.ag, agência responsável pelo planejamento, criação e realização do projeto.
Em colaboração com Wado Gonçalves e Diego Ognibeni, especialistas em space branding que combinam arquitetura, design e tecnologia para criar experiências de marca, e também com Rike Volpato, estrategista criativo especializado em projetos para a indústria cervejeira e de entretenimento.
Ao chegar ao evento, conduzirá-se público pela equipe de produção até a Ponte de Boas Vindas (Welkom Brug), onde já será possível vislumbrar parte da cenografia. Na entrada da ponte, os visitantes já serão imersos em uma experiência visual e sonora que os transportará de São Paulo para a capital da Holanda.
“O conceito ‘ponte’ deste projeto promove uma jornada de experiências alinhadas aos valores de Amstel, mesclando ícones e símbolos das duas cidades. De maneira lúdica, com intervenções cenográficas e artísticas, vamos surpreender e divertir o público com muita intensidade. Entre outras atrações, o público terá uma oportunidade inédita de navegar pelo Rio Pinheiros nos ‘Party Boats’, assim como acontece nos canais de Amsterdã”, relata Guilherme Bailão, diretor de Experiências de Marca e Patrocínios do Grupo Heineken no Brasil.
A decoração
Para reforçar ainda mais o ambiente holandês no evento e fortalecer os laços entre as duas cidades, o espaço incluirá uma Central Village decorada com tulipas e flores de Holambra, em parceria com uma cooperativa local, responsável por dar um toque colorido e estético à moda de Amsterdam.
Além disso, a ação irá incorporar as características arquitetônicas dos edifícios dos canais e outros elementos visuais característicos, criando uma atmosfera de imersão na vida holandesa.
Para uma experiência mais completa, o espaço oferecerá gastronomia do buffet Martin Holandesa durante todo o festival, com pratos típicos e temáticos, além de um Coffee Shop inspirado nos estabelecimentos de Amsterdam.
A concepção das atividades também foram para evocar as características culturais da Holanda, como um mercado de pulgas, uma estação de bicicletas recarregáveis, um jardim de tulipas e um palco que representa o Red Light District, mas que no evento apresentará performances de artistas do Love Cabaret.
No King’s Day, 27 de abril, o espaço do Espírito de Amsterdam, além de todas as características festivas do dia, a cor laranja será o elemnto central da decoração, assim como na Holanda. O evento oferecerá camarins para que os participantes se integrem ainda mais ao clima da principal festa holandesa, podendo usar trajes, acessórios e outros adereços típicos. Também contará com atrações do selo Doce Maravilha.
Um dos desdobramentos das celebrações do King’s Day no Brasil será a Rota do Rei, um itinerário com atividades em mais de 200 bares espalhados pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Durante esse período, os bares oferecerão promoções de chopp Amstel, a tradicional King Coin, distribuição de brindes, decoração temática e muito mais.
Programação
O Canal Stage, um espaço designado para apresentações e shows, é uma homenagem aos símbolos de conexão e liberdade de Amsterdam. Durante o festival, o público terá a oportunidade de desfrutar da festa com o selo do Dia do Orgulho (Pride Day), no dia 28, organizado pelo Festival Castro, que contará com vários DJs e uma atração surpresa para dar início às celebrações.
No sábado, 4 de maio, o evento destacará a paixão pela música eletrônica (a capital da Holanda é o lar do maior evento de música eletrônica do mundo – ADE – Amsterdam Dance Event), com a curadoria do WME (Women’s Music Event), uma plataforma dedicada a promover o protagonismo feminino na indústria da música. E no domingo, dia 5, a programação encerra-se com a Festa Spring, organizada pelo selo Heavy Bloco, prometendo fechar o evento com chave de ouro.
Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.