
“Amazônia Live – Hoje e Sempre” leva música e ativismo ambiental a Belém
🔎 Foco da notícia 🔎
- O evento “Amazônia Live – Hoje e Sempre”, realizado pela mesma produtora do Rock in Rio e The Town, visa destacar a preservação da Floresta Amazônica e de seus povos.
- Programação também inclui shows de artistas paraenses (Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara) em um palco flutuante no Rio Guamá, em Belém do Pará.
- O projeto envolve patrocinadores como Vale, Gerdau, Heineken e Banco da Amazônia.

O “Amazônia Live – Hoje e Sempre”, iniciativa conjunta do Rock in Rio e do The Town, acontece em 17 de setembro, em Belém do Pará. O evento pretende colocar os holofotes sobre a importância da preservação da floresta amazônica e de seus povos.
O movimento, que conta com patrocínio da Vale, apoio de Gerdau, Heineken e Banco da Amazônia, e parceria de mídia com TV Globo, O Globo e Folha de S. Paulo, reforça a urgência de enfrentar a crise climática e reduzir as emissões globais de carbono.
O projeto acontece na região que será sede da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025, e busca unir pessoas em torno de uma agenda sustentável.
“Realizar um espetáculo dessa grandiosidade no rio Guamá, na Floresta Amazônica, é mais um marco importante na história do Rock in Rio e do The Town. Mais do que um show, é uma mensagem poderosa sobre a importância de mantermos a floresta em pé como parte da solução para a manutenção do clima, como fonte de riqueza para o Brasil e seu povos, como base da economia do futuro. A união de todos é fundamental para fazer este sonho acontecer e seguirmos na construção por um mundo melhor. Por isso, convidamos todos a assistirem hoje ao especial e se engajarem na partilha desta celebração e desta mensagem pela preservação da floresta e dos seus povos. Sem dúvidas, será um momento emocionante e memorável”, declara Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World.
Entre os destaques da programação do “Amazônia Live – Hoje e Sempre” está um especial de TV com show de Mariah Carey e uma apresentação que reúne quatro gerações da música paraense — Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara — em um palco flutuante no Rio Guamá. O evento será transmitido ao vivo em 17 de setembro pelo Multishow e Globoplay (com sinal aberto) e terá melhores momentos exibidos pela TV Globo.

O palco em tributo à rainha das águas já está pronto no rio Guamá. A estrutura total pesa 13,2 toneladas, sendo que 10 toneladas correspondem apenas à flor. O restante se divide entre a estrutura central do palco, com 1,2 tonelada, e cerca de duas toneladas destinadas à cenografia e à parte técnica, como iluminação e som. Os materiais utilizados na construção são de baixo impacto ambiental, com as pétalas feitas em metalon e revestidas com tecido, podendo ser reutilizadas após o evento.
Além do evento televisionado, o projeto realizará em 20 de setembro um show gratuito no Mangueirão, em Belém, com Ivete Sangalo como atração principal. Os ingressos para as 46 mil vagas se esgotaram em poucas horas. O espetáculo contará ainda com Viviane Batidão e o Lambateira Baile Show, com participação de Lia Sophia.
Lançado em 2016 com uma apresentação do tenor Plácido Domingo no Rio Negro, o Amazônia Live já viabilizou o plantio de mais de 4 milhões de árvores, recuperação de áreas degradadas no Xingu e geração de renda para comunidades indígenas e ribeirinhas. Agora, o movimento beneficia instituições da Grande Belém, apoiando projetos em áreas como agroecologia, turismo de base comunitária, reciclagem, cultura tradicional e direitos das mulheres.
As seis iniciativas selecionadas são: Instituto Peabiru, Asflora (Instituto Amigos da Floresta Amazônica), AmazonCred (Associação de Apoio à Economia Popular da Amazônia), ASCOMQUISC (Associação da Comunidade Quilombola Sítio Cupuaçu/Boa Vista), ARECICLANANIN (Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua) e Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável.
Para a Vale, principal patrocinadora do projeto, a ação reforça o compromisso com a região. “Não podíamos fazer isso sem envolver a comunidade local. Nossa relação com o Pará é muito forte e o Amazônia Live – Hoje e Sempre é uma prova de nosso compromisso com a preservação da Amazônia”, afirmou Leandro Modé, diretor de comunicação e marca da empresa.
Fotos: Divulgação