A Black Friday de 2023 está marcada para o dia 24 de novembro, mas a Americanas já está na vanguarda. Isso porque a marca está oferecendo ofertas durante todo o mês para atender às expectativas dos consumidores brasileiros. Este ano, as ofertas são o grande destaque do evento, que lança a campanha “Black Friday Americanas – Famosa pelas ofertas”. Dessa forma, a empresa promove uma regionalização na comunicação das promoções, adaptando-se às especificidades de cada localidade. Uma das ações principais da campanha, desenvolvida em parceria com a WMcCann, o Cesta Truck, em que a icônica cestinha vermelha da marca ganha uma versão gigante. Assim, o item irá percorrer o Brasil com ofertas e brindes exclusivos. Há milhares de ofertas em diversas categorias de produtos, com destaques para promoções de celular, geladeira e air fryer no site. Além do app e nas centenas de lojas físicas.
Mais sobre a campanha da ação
A campanha é sustentada por três pilares fundamentais. São eles o cliente, com personalização e atendimento às necessidades. Depois o porta-voz original, representado pela força das lojas físicas e dos gerentes de lojas em todo o Brasil, aliados aos dados e informações digitais. Por fim, a “Oferta”, que é a estrela principal do evento.
“Líder nos principais rankings da data em 2022, a Americanas é a maior varejista do Brasil, com centenas de lojas espalhadas por todos os estados e cantos do país. Estamos onde o consumidor está e o conhecemos como ninguém. Por isso, este ano, vamos aproveitar este knowhow conquistado ao longo de quase um século de existência para promover também uma comunicação regionalizada das ofertas. E vamos oferecer aquilo que o cliente mais quer na Black Friday: ofertas imperdíveis e descontos nas lojas, site e app”, afirma o CMO da Americanas, Washington Theotonio.
Cesta Truck
Seguindo a estratégia de regionalização da comunicação das ofertas, a Americanas contará com o “Cesta Truck”, uma ação inédita em que um caminhão personalizado com a famosa cestinha vermelha da marca, em uma versão gigante de mais de 4 metros, percorrerá treze cidades do Nordeste ao Sudeste do país até o dia 24 de novembro, totalizando 120 horas de ação. Durante a ativação, serão distribuídos brindes da marca, como canetas, bonés, chaveiros, squeezes, toalhas e cartelas de adesivos. O projeto é uma parceria da Americanas com a agência WcMcCann.
“Comunicar ofertas na Black Friday é sempre um desafio, pois as decisões de compra nessa época do ano estão muito ligadas à eficiência da mensagem. Por esse motivo, construímos para a campanha deste ano uma narrativa baseada na conexão afetiva da marca Americanas e no seu reconhecimento como líder nos melhores preços”, explica Marcio Borges, VP executivo e diretor-geral da WMcCann Rio.
Para além da ação imersiva
Os gerentes de lojas da Americanas, conhecidos por divulgarem ofertas diárias das lojas em suas cidades nas redes sociais, também são um grande pilar estratégico da marca para a Black Friday. Com proximidade significativa dos clientes de diferentes localidades, eles serão responsáveis por comunicar as melhores promoções. Além disso, a ativação envolverá celebridades com nomes iguais aos dos gerentes, reagindo aos vídeos e participando da campanha com conteúdos em suas próprias redes. Nomes como Deborah Secco, Rafael Portugal e Yasmin Castilho já estão confirmados na ação, contratados pela Stage.
“Estamos muito animados com a ação do Cesta Truck. Queremos sair do lugar comum e realizar ações que ficarão guardadas para sempre na memória dos nossos clientes. Os gerentes de lojas são uma importante força de vendas para a Americanas, pois são porta-vozes originais de nossa marca e possuem uma grande identificação com os clientes de cada região, entendendo seus hábitos e necessidades de consumo. Por isso, eles serão peças fundamentais em nossa campanha de Black Friday, celebrando diferentes sotaques e perfis“, explica Theotonio. “Além disso, também vamos lançar a nova assinatura, que foi feita com base em muita pesquisa e que terá a tag line “Passou, cestou”. O passou vem de “passadinha” na Americanas, um hábito do brasileiro e uma força da loja física, e o “cestou” remete a cesta da Americanas, um ícone funcional e visual presente na loja, no app e no site e uma memória afetiva importante da marca”, complementa.
A Black Friday da Americanas
A Americanas adota uma estratégia omnichannel para a Black Friday, com informes publicitários na TV Globo, inserções de spots em rádios de diversas cidades e 14 lives transmitidas no app Americanas, Instagram, Facebook e TikTok. Por meio do americanas advertising, hub de retail media da Americanas S.A., marcas, indústrias e parceiros do marketplace fortalecerão suas estratégias de vendas com soluções omnichannel, como ações de trade marketing, painéis digitais, banners em lojas físicas, redes sociais, mídia display e produtos patrocinados no site e app Americanas, além de parcerias em campanhas de TV aberta e publicidade digital. O objetivo é alcançar 90% da população brasileira com as diferentes mídias na Black Friday.
Durante todo o mês, os consumidores poderão escolher a forma mais conveniente de comprar, seja recebendo em casa ou retirando o produto em loja, garantindo uma Black Friday multicanal que oferece a melhor experiência de compra para os clientes.
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