Grandes nomes do Live Marketing: João de Simoni, o pai do Marketing Promocional

Conheça o empresário responsável por introduzir no Brasil a primeira agência do ramo de marketing promocional, atividade hoje chamada de live marketing
Grandes nomes do Live Marketing: João de Simoni, o pai do Marketing Promocional

Você vai ler, a seguir, a historia de um grande homem. Mas antes precisa saber algo que temos certeza que você vai concordar: experiência como sensação pessoal sempre existiu . No entanto, de tempos para cá, a propaganda e o marketing têm tratado a experiência relacionada a marcas e produtos como um fenômeno absurdamente novo. Isso chega a assustar, especialmente para nós, da área de live marketing, que lidamos com isso como objetivo final dos nossos projetos há décadas.

Início das experiências de marketing

Talvez você não saiba mas as “experiências com marcas” idolatradas atualmente aqui no Brasil  começaram lá atrás. Mais precisamente, no século passado, em 1960 quando João De Simoni começou a desenvolver as atividades de promoção de vendas e merchandising no Brasil. O profissional vinha com ideias revolucionárias para uma época onde os reclames de TV, rádio e jornal eram as únicas formas de comunicação com consumidores.

Assim, é por isso que ele recebe o apelido Pai do Marketing Promocional. Além disso, foi responsável por introduzir no Brasil a primeira empresa de marketing promocional. Sendo assim o pioneiro do setor no país e uma unanimidade dentro do mercado.

Ele foi um dos fundadores da principal entidade das agências de promoção do Brasil, a Ampro. Também chegou a ocupar cadeiras nas Academias Brasileiras de Marketing, de Eventos e Turismo e a de Arte, Cultura e História. De Simoni foi sem dúvida o mais genial e ilustre representante de um mercado que por muitos anos foi segregado pela indústria da publicidade tradicional. O reconhecimento veio, já que é multi premiado em todos os segmentos do marketing e comunicação no Brasil. Dessa forma, de início, só de ler essas informações, já é possível perceber o peso de seu nome para o mercado.

Sobre o pai do marketing brasileiro

João de Simoni Ferraciú, natural de Capivari, interior de São Paulo, no dia 5 de junho de 1937. É filho de Erothides e de “seo” Luis. Casou-se com a Lúcia Helena, com quem teve então os filhos Andréa, Mirella e Giancarlo e as netas Lanai e Yasmin

Assim, aos 12 anos, teve sua primeira experiência na área do marketing promocional: abriu uma lojinha na garagem de casa! A questão é que o empreendimento infantil deu tão certo que, ao faturar mais do que a própria mãe, o próprio pai de João alertou-o sobre questões fiscais e, em nome da ética e legalidade, teve que fechar o negócio.

A partir daí, a lenda do live marketing não conseguiu ficar longe das vendas e, mais tarde, passou a vender garapa de cana no campo de futebol. Com essa experiência aprendeu muito e desenvolveu-se profissionalmente.

Legado

Voltando para a atualidade: quando se fala em “experiências” no mundo do marketing, é preciso falar sobre João de Simoni.

Isso porque essas atividades tiveram seu início quando De Simoni, após concluir os cursos de Propaganda na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, e o de Marketing na Fundação Brasileira de Marketing, nos anos 60, tornou-se o principal executivo nas atividades de Marketing, Vendas e Comunicações Multidisciplinares na Willys-Overland, Ford e Chrysler.

Anos depois, em 1969, ele chegou a concluir o Business Administration no Chrysler Institute nos EUA.

João também passou pela agência de propaganda J. Walter Thompson.

Assim, lá, “cortou mato alto” em toda sua trajetória profissional, desenvolvendo as atividades de promoções de vendas e merchandising no Brasil com ideias revolucionárias para uma época onde os reclames de TV, rádio e jornal eram as únicas formas de comunicação com os consumidores

Grupo De Simoni Associados

Já em 1978, concretizou uma nova etapa em sua vida: fundou o Grupo De Simoni Associados. O projeto constituiu-se por diversas empresas, sendo pioneiro nas atividades de promoções de vendas e merchandising no Brasil e dos conceitos de cenografia para estandes em feiras de negócios.

O conglomerado de agências liderada por ele alcançou números superlativos, os quais De Simoni faz questão de contar com precisão em todas as entrevistas e conversas que participa:
Foram  478 clientes, 759 campanhas promocionais e de marketing, 1434 campanhas de marketing de incentivo, 1432 eventos promocionais. Nestas ações houve a distribuição de 396 mil brindes e 4 milhões cento e cinquenta mil prêmios.
Em campo foram 272 mil e quinhentos metros quadrados de estandes. 6 mil 742 metros quadrados de instalações de diversos tipos, além de 718 shows temáticos e eventos corporativos.
Ele se orgulha também do grande relacionamento com o mercado publicitário com quem realizou 260 serviços em parcerias com agências de propaganda.

De Simoni gosta de contar história do tempo em que foi Diretor de Planejamento do Palmeiras de 1971 até 1975. Abordando sua afinidade com o esporte, é importante ressaltar que ele chegou a jogar profissionalmente pelo clube paulista entre 1957 e 1959.

A profissionalização do mercado

No entanto, além de seu foco nas atividades promocionais, um dos legados deste homem é a sua atuação em prol da profissionalização do mercado. Dessa forma, De Simoni escreveu o livro Promoção de vendas – 40 anos de teoria e prática (1999), convertido para Marketing promocional – a evolução da promoção de vendas (2007) e é  co-autor da obra “Gestão de Marketing -FGV”

Graças a sua larga experiência no setor, ele teve também participação fundamental na elaboração dos Estatutos e do Código de Ética do Marketing Promocional no Brasil

João chegou a ser VP do Conselho Deliberativo da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e Conselheiro da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil.

Colecionador de prêmios, João De Simoni recebeu inúmeras homenagens ao longo de sua trajetória:

Homenagens e prêmios

  • Em 1986/1987 ganhou o título de Empresário de Promoção do ano pelo Prêmio Colunistas.
  • Em 1988 recebeu o título de Profissional do Ano no Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design.
  • Em 1990 especializou-se em Arte, Civilização e Cultura no Eurocenter-Pallazzo Guadagni em Firenze, Itália.
  • Em 1993 recebeu o Prêmio Caboré na categoria de Empresário e Dirigente da Indústria da Propaganda & Marketing e liderou a fundação da Associação brasileira de marketing promocional
  • III Prêmio de Contribuição Profissional, pela APP – Associação de Profissionais de Propaganda em 1999;
  • Em 1999 recebe uma homenagem pelo Prêmio Caboré como uma das 10 Mais Importantes Personalidades da Indústria da Comunicação de Marketing nos últimos 25 Anos;
  • Em 2001 é homenageado por sua cidade natal com o Título de Cidadão Capivariano do Século 20;
  • Em 2003 volta a ser reconhecido pelo Prêmio Caboré como uma das 25 personalidades que fizeram a história da propaganda no Brasil, no período de 1978 a 2003;
  • Em 2004 foi eleito Grand Prix Prêmio Caio;
  • Desde 2005 os Grand Prix do Prêmio Colunistas Promoção recebem o Troféu João De Simoni Mentor;
  • Em 2006 recebe o título de Personalidade de Ouro dos 50 Anos da ADVB;
  • Em 2006, foi um dos membros fundadores da Academia de Eventos e Turismo, sendo Acadêmico-Fundador e Patrono da CADEIRA Nº 04.
  • Em 2007 tornou-se membro da Academia Brasileira de Marketing.
  • Em 2016 recebeu o titulo de empresário da década (2006 a 2016) no Anuário Brasileiro de Live Marketing editado pela Promoview
  • Foi ainda condecorado com o Colar José Bonifácio de Andrade e Silva, pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística e laureado pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História com a Medalha de Mérito Profissional.
  • Desde 2005 os Grand Prix do Prêmio Colunistas Promoção recebem o Troféu João De Simoni
  • Em 2004 despediu-se e se aposentou do mercado voltando a sua querida Capivari dedicando-se a seu hobby predileto, produzindo e refinando de cachaça em seu sítio.
  • Em 2013 foi homenageado pela Revista Eventos com o título “Líder da Indústria de Eventos”
  • Em sua aparição mais recente, em 2022 concedeu uma longa entrevista a Sérgio Junqueira Arantes, na verdade uma aula que não pode deixar de ser assistida por quem é do ramo.

A lenda do Live Marketing hoje em dia

Atualmente esta verdadeira lenda do Live Marketing brasileiro dedica-se, ao lado de seu filho, a produção de cachaça Villaggio De Simoni envelhecida 15 anos em seu sítio com o mesmo nome, na cidade de Capivari.

Durante a pandemia, De Simoni concedeu uma entrevista a Sergio Junqueira onde contou detalhes e histórias da sua grande trajetória, um dos poucos motivos de orgulho para quem trabalha no árido setor da produção do live marketing e eventos corporativos.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Para mais informações leia nossa Política de Privacidade Política de Privacidade.