
Suhai Seguradora passa por rebranding e adota novo posicionamento estratégico
A Suhai Seguradora, consolidada como líder no promissor segmento de seguros para motocicletas e figurando entre as principais do setor automotivo brasileiro após 12 anos de atuação, acaba de anunciar um significativo rebranding e um novo posicionamento estratégico.
A mudança estratégica ocorre em um momento de forte ascensão da companhia, que registrou um impressionante crescimento de 120% em sua base de clientes nos últimos três anos, contrastando com a média de 5% de expansão anual do mercado de seguros no mesmo período.

A repaginação da marca abrange uma nova identidade visual, um tom de voz renovado e um novo posicionamento estratégico, marcando uma nova fase para a empresa, que já está tomando as ruas em uma campanha de divulgação com OOH.
Essa “virada de chave” é motivada pelo reconhecimento da Suhai de que seu produto, inicialmente concebido para atender um público desassistido pelo mercado tradicional de seguros, evoluiu para suprir uma demanda significativamente mais ampla e diversificada. Deixando de ser vista apenas como uma solução acessível, a Suhai busca agora se consolidar como uma escolha inteligente e com o melhor custo-benefício para um espectro muito maior de consumidores, incluindo as classes A e B.
Essa percepção impulsiona uma estratégia robusta com o objetivo de fortalecer a marca perante um público mais abrangente e expandir sua presença no mercado de forma ainda mais expressiva. De acordo com Ana Paula Rodrigues, Diretora de Marketing da Suhai, que assumiu o cargo em agosto de 2024 após uma passagem pela liderança da área de marketing do Magalu, a empresa identificou a necessidade de atualizar sua comunicação para refletir sua verdadeira essência. uma seguradora democrática, capaz de oferecer um seguro acessível para aqueles que antes não tinham acesso e, ao mesmo tempo, um produto inteligente, percebido como o melhor custo-benefício para os públicos das classes A e B.
A executiva, que tem como desafios aumentar o reconhecimento e fortalecer a imagem da marca, além de trazer mais dinamismo e experiência de varejo à estratégia de marketing da companhia, lidera essa nova fase de expansão da comunicação com os diversos públicos da Suhai.
Evolução e essencialismo
A nova identidade visual da Suhai Seguradora, concebida pela Tátil Design, traduz a evolução da empresa para uma marca mais essencial, contemporânea e focada no que realmente importa. Mantendo seu compromisso genuíno com as pessoas, a nova identidade amplia a presença da marca e introduz novos elementos e formas de diálogo com um público cada vez mais diverso.
“A nova identidade da Suhai reflete uma evolução estratégica e visual fundamentada no seu posicionamento. Desenhamos uma marca que valoriza a proximidade e se adapta a diferentes contextos sem perder a linguagem. Todos os caracteres possuem a mesma altura, reforçando a ideia de igualdade e respeito às diferentes formas. O símbolo — um ‘S’ que evoca estrada e movimento — traduz a proteção que acompanha a Suhai em qualquer trajetória. A visual é construída com base em elementos simples, legíveis e flexíveis, fortalecendo a clareza e reconhecimento da marca nos pontos de contato”, explica Beto Biscesto, diretor de criação do projeto na Tátil Design.
Com esse novo posicionamento estratégico, a Suhai adota uma identidade visual pautada no essencialismo e na valorização do que é fundamental, preservando seus valores iniciais, mas investindo em elementos que modernizam a marca e projetam uma conexão mais assertiva com seu público-alvo agora expandido.
“Desde o início, nos conectamos com a realidade brasileira e entendemos as dores e as necessidades do nosso público, tal como os seus sonhos e prioridades. Agora, as mudanças na linguagem e identidade visual da marca devem deixar essa conexão com a brasilidade e atributos como empatia e carisma, que tanto valorizamos, ainda mais evidentes”, complementa Ana Paula Rodrigues.
Diferencial de mercado e perspectivas futuras
A Suhai Seguradora reafirma seu compromisso com a democratização do acesso ao seguro no Brasil, oferecendo produtos projetados para diversos tipos de condutores de carros, motos e caminhões. Essa abordagem possibilita uma oferta de seguros até 60% mais acessível em comparação com a média do mercado, graças à modularidade de seus contratos. Nos últimos anos, a empresa se consolidou como uma referência em acessibilidade e flexibilidade no setor, permitindo que um número maior de pessoas tenha acesso a coberturas adequadas às suas necessidades e orçamentos, contribuindo para a transformação do mercado de seguros no país.
Além do notável crescimento em sua base de clientes, a Suhai alcançou um faturamento de R$ 1,57 bilhão em 2024.
“Nosso crescimento acelerado é reflexo do impacto positivo que estamos gerando na vida de milhares de brasileiros que antes não tinham acesso a seguros. Aliás, acreditamos que ser uma seguradora brasileira, que conhece profundamente a realidade do nosso país e que compreende as reais dores e necessidades do nosso público é, sem dúvida, um dos grandes segredos do nosso sucesso”, finaliza Ana Paula.
Com o novo posicionamento estratégico e a nova identidade, a Suhai Seguradora inicia um novo ciclo de crescimento e inovação, posicionando-se como uma marca moderna e conectada, preparada para evoluir em sintonia com os desejos e comportamentos do consumidor contemporâneo.
Fotos: Divulgação