
Riot Games expande torneios de comunidade pelo Brasil
Diante do cenário de crescimento e engajamento no universo de eSports, a demanda por eventos relacionados ao universo dos games naturalmente ascende. Atenta a essa dinâmica, a Riot Games Brasil anuncia que um de seus principais focos para 2025 é o apoio a entusiastas interessados em promover torneios de comunidade para seus populares títulos.

Os games consolidam sua posição como pilar central da cultura e entretenimento mundial, com dados recentes reforçando essa tendência. Um estudo da Comscore sobre Consumo Digital revelou que impressionantes 80% da população global já participa do universo dos jogos eletrônicos, seja de forma casual ou competitiva. Na América Latina, o mercado gamer alcança a marca de US$ 10 bilhões, representando 8% tanto do número de jogadores quanto da receita mundial.
No Brasil, a Pesquisa Games Brasil deste ano aponta que 82,8% dos brasileiros se engajam com algum tipo de jogo digital. O apetite global por games também se reflete no tempo dedicado a eles, com a Newzoo indicando um aumento de 6% nas horas jogadas globalmente em 2024.
Em uma parceria estratégica com a Monosup, a Riot Games desenvolveu uma plataforma dedicada a oferecer suporte completo, estrutura e as informações necessárias para que terceiros possam organizar torneios de comunidade envolvendo os jogos da empresa. Essa novidade integra uma reestruturação da área de Competições Organizadas no Brasil e visa atender jogadores, estabelecimentos do nicho de games, criadores de conteúdo, organizadores de torneios e eventos, e parceiros em geral – com foco especial naqueles que não possuem recursos próprios e desejam investir no cenário competitivo amador. A meta ambiciosa é aumentar em 10% o número de torneios de comunidade em parceria com a Riot Games no país.
Interessados em organizar torneios com jogos da Riot podem acessar um Guia completo através do site. O cadastro para se tornar um organizador parceiro está disponível neste link.
Socialização impulsiona o engajamento nos games
A conexão social sempre foi intrínseca ao universo dos games. Desde encontros presenciais para jogar até a ascensão dos jogos online, a interação entre jogadores se mostra um fator crucial no consumo. Dados da própria Riot Games corroboram essa tendência. Um estudo de 2024 com jogadores de League of Legends (LoL) e VALORANT identificou que aqueles que jogam conectados com outros players que conheceram nos próprios jogos apresentam taxas de retenção mais elevadas.
No universo de LoL, esse fenômeno é ainda mais pronunciado entre jogadores que formam novas conexões a partir do jogo, mesmo sem se conhecerem pessoalmente. Nos últimos 3 a 5 anos, a porcentagem de jogadores de LoL com esse hábito de socialização online aumentou impressionantes 275%.
Já entre os jogadores de VALORANT que dedicam mais tempo e recursos ao jogo, observa-se um equilíbrio entre fazer novas amizades e se conectar com amigos já conhecidos, muitas vezes assumindo um papel de liderança dentro de seus grupos.
Expansão dos torneios de comunidade
A Riot Games já demonstrava seu investimento no cenário competitivo amador desde 2023 com o programa Collegiate, realizado em parceria com a AcadArena, uma rede que engloba mais de 170 atléticas e cerca de 7 mil universitários em todo o Brasil. O programa oferece a Copa Aliança, com competições de LoL, Wild Rift, VALORANT e outras modalidades da Riot para estudantes ao longo do ano letivo. Mais informações sobre as novidades do Collegiate em 2025 podem ser encontradas aqui.
Agora, o Collegiate se integra à área de Competições Organizadas, ampliando seu alcance para apoiar e capacitar outros perfis de terceiros com potencial para engajar ainda mais fãs dos jogos da Riot em experiências competitivas.
“Sabemos que está no DNA do brasileiro competir e torcer com muita garra e paixão. Os estudos só reforçam as respostas positivas da comunidade nos últimos anos, sobre a parceria com a Copa Aliança e os torneios de comunidade que apoiamos pelo Brasil. Esta nova plataforma chega então para oficializar e dar suporte a mais torneios, eventos, watch parties, entre outras ações, de terceiros que se identificam com os jogos da Riot, transformando-os em pontos de contato direto com nossa audiência. Vamos trabalhar para estabelecer uma comunicação ativa com atuais e novos parceiros, dando a eles o que for necessário para que seus eventos sejam reconhecidos e ambicionados pelos jogadores.”, afirma Natália Arantes, Gerente Sênior de Comunicação e Marketing da Riot Games Brasil.
“Os organizadores de torneios são líderes de comunidades locais espalhadas por todo o Brasil e queremos prestar um apoio exclusivo em nosso país a fim de incentivar a realização de mais torneios, com mais qualidade, ao longo do ano. Premiaremos os participantes dentro do jogo e teremos esse ano recompensas para os organizadores.”, complementa Tomás Macul, Fundador da Monosup, parceira da Riot Games Brasil na operação do programa.
Com essa nova estrutura em Competições Organizadas, a Riot Games busca atrair novos públicos, fidelizar seus jogadores atuais e promover mais experiências e conexões em torno de seus jogos. A iniciativa também visa fortalecer o diálogo com a comunidade, coletando feedback sobre suas vivências dentro e fora dos games.
Todas as informações sobre os torneios de comunidade da Riot Games já estão disponíveis nos sites de League of Legends, VALORANT, Wild Rift e Teamfight Tactics. Dúvidas podem ser esclarecidas através do Discord.
Foto: Divulgação