Casas de apostas investem em ativações para fidelizar torcedores e impulsionar os clubes
A presença das casas de apostas no futebol brasileiro rompeu as barreiras do simples patrocínio dos uniformes. Atualmente, 39 dos 40 clubes das duas principais divisões do Campeonato Brasileiro contam com o apoio financeiro dessas empresas. Mas além dos investimentos milionários, as casas de apostas estão buscando cada vez mais criar conexões mais profundas com os torcedores, através de ativações de marca e promoções exclusivas.
Essa nova abordagem, segundo especialistas, é benéfica tanto para os clubes quanto para os torcedores.
“As parcerias devem ser muito bem aproveitadas, tanto pelo clube quanto pelo patrocinador. E é nesse momento que essas ativações são fundamentais para potencializar os negócios das empresas e dos próprios clubes”, explica Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports.
Ativações
Em agosto do ano passado, a Arena MRV finalmente foi inaugurada, e a Betano, patrocinadora master do Atlético Mineiro, recebeu os milhares de torcedores com música ao vivo, em palco montado na esplanada do estádio, e com distribuição de brindes. Ainda no local, o influenciador Dan Lessa atuou como “Repórter Betano”, gerando conteúdo e divertindo quem passou pelo espaço.
Dentro do estádio, mais ativações. No pré-jogo e no intervalo, o campo disparou para a torcida camisas comemorativas em alusão à estreia. Isso através de canhões que o mascote Galo Doido disparava. A Betano assinou ainda a câmera do beijo, intitulada “O Galo é o Time do Amor”, que deu destaque para casais apaixonados nas arquibancadas.
A Betano também aproveitou o clima agradável em Belo Horizonte no dia 25 de fevereiro, para proporcionar uma experiência memorável a um grupo seleto de torcedores do Galo.
Como patrocinadora principal do clube, a marca promoveu o primeiro Betano Day na Arena MRV, proporcionando uma experiência divertida no campo do estádio ao lado de jogadores profissionais e do influenciador Dan Lessa. O evento contou com a participação de sessenta torcedores alvinegros, entre eles membros do programa de sócio-torcedor Galo na Veia e clientes da Betano.
Outra das casas de apostas que apostou em experiências especiais foi a Esportes da Sorte, que levou torcedores do Bahia para o Etihad Stadium, casa do Manchester City, e proporcionou aos corinthianos um dia especial no camarote da Neo Química Arena.
No começo do ano, a Superbet anunciou o patrocínio master ao São Paulo Futebol Clube com um evento que revelou também o uniforme para a temporada 2024, que passou a ser fabricado pela New Balance.
Executivos do clube e das empresas parceiras, ídolos do passado, membros do elenco atual e torcedores do time participaram da festa.
Além disso, a marca proporcionou um show de drones que encantou o público. As principais taças conquistadas na história, o escudo e a camisa do São Paulo FC, com as expressões “SUPERTRICOLOR” e “SUPERCAMPEÃO” decoraram o céu da capital.
A Reals, patrocinadora máster do Coritiba, organizou o “Desafio Frizzo”, onde torcedores tentaram repetir um golaço do meia, e levou torcedores para o clássico Atletiba em um camarote exclusivo.
A BETesporte, patrocinadora do Goiás e do Vila Nova, criou o desafio do “Chute no ângulo” para os sócio-torcedores, com prêmios em dinheiro. Essa iniciativa contribuiu para um aumento significativo no número de sócios do Goiás.
A EstrelaBet, por sua vez, proporcionou viagens para torcedores do Criciúma e do Internacional, com experiências exclusivas como conhecer jogadores e participar de eventos especiais.
Resultados positivos
Essas ações têm demonstrado resultados positivos tanto para os clubes quanto para as casas de apostas. Os clubes têm visto um aumento no engajamento dos torcedores e na receita com programas de sócio-torcedor. Já as empresas têm fortalecido suas marcas e criado uma conexão mais próxima com o público.
As nossas ativações, como levar torcedores para os jogos em nosso camarote, distribuir brindes no entorno ou então o ‘Desafio Frizzo’ são projetadas para aproximar ainda mais os fãs do clube e fortalecer essa relação. Esses eventos permitem que os torcedores vivenciem momentos únicos e inesquecíveis, promovendo uma convivência mais direta com o time. Além disso, essas ações reforçam nossa marca de maneira positiva, demonstrando nosso compromisso em proporcionar experiências que vão além das apostas”, destaca Rafael Borges, Country Manager da Reals.
“O clube ganha muito com as ações de marketing em parceria com os patrocinadores. As ativações e desafios que o Coritiba fez com a Reals ajudam a aproximar e a construir um laço maior com os nossos torcedores, além, claro, de ampliar a experiência dos apoiadores coxa-brancas”, afirmou Henrique Aguiar, gerente de negócios do Coritiba.
“Para nós, é essencial que cada interação com nossos torcedores seja memorável e significativa. Parcerias que trazem experiências interativas e recompensas emocionantes ajudam a consolidar a nossa relação com os torcedores e a valorizar o papel fundamental que eles desempenham para o clube”, completa Roberto Trinas, consultor de marketing do Goiás.
“Acreditamos muito que a relação de patrocínio precisa ser ativa, com ações que nos aproximem dos torcedores e que os façam perceber a importância da parceria entre o clube e a empresa. Além do suporte financeiro que contribui diretamente para o fortalecimento da instituição, também buscamos criar experiências que possam ser marcantes para a torcida das equipes patrocinadas por nós”, conclui Leandro Figueiredo, Head de Patrocínios da EstrelaBet.
O futuro das parcerias
A tendência é que as ações de engajamento entre casas de apostas e clubes de futebol se tornem cada vez mais comuns e criativas. Essa nova forma de parceria está transformando a relação entre clubes, torcedores e patrocinadores, abrindo um leque de possibilidades para o futuro do marketing esportivo.
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